Seguidores da Pimentinha Brasileira:

quarta-feira, 20 de abril de 2011

CHOCOLATE: mitos e verdades!


Há quem diga que não fica um dia sequer sem comer um bombom. Os números revelam a paixão do brasileiro pela guloseima. Além de proporcionar sensações de prazer e bem estar, o doce é rico em carboidrato e fonte de energia. O consumo de cerca de 30g diárias de chocolate amargo, por exemplo, como parte de uma alimentação saudável, pode trazer benefícios ao organismo. Mas é preciso ter cautela no consumo.
Os benefícios dependem da quantidade de flavonóides presente no chocolate, o que varia de acordo com o tipo de produto. Quantidades significativas da substância só são encontradas nos chocolates tipo amargo ou dark, com mais de 70% de cacau. Em contrapartida o chocolate ao leite apresenta quantidades muito pequenas e o chocolate branco não apresenta antioxidantes, pois não contém massa de cacau.

Mitos e verdades

- Mito: Para os diabéticos: os valores de glicose ingeridos no chocolate não são diferentes daqueles alcançados quando a glicose é ingerida por meio de outros alimentos;

- Verdade: Por ser vegetal, a gordura da manteiga de cacau não contém colesterol e o porcentual de gordura saturada e insaturada em sua constituição está dentro das recomendações estabelecidas pela Associação Americana de Cardiologia (AHA)

- Mito: O chocolate, desde que ingerido em quantidades moderadas, não representa nada diferente de ingerir outros carboidratos necessários ao organismo;

- Verdade: O chocolate libera endorfinas, podendo estimular o apetite sexual e causar sensações de bem-estar;

- Mito: O consumo de chocolate, ao contrário do que comumente se diz, não causa dependência do organismo. Na verdade, o estudo mostrou que as pessoas têm desejo por chocolate porque gostam da sensação de comê-lo;

- Verdade: O chocolate contém estimulantes alcalóides, como a cafeína e a teobromina, gerando um efeito energético que incide sobre a concentração e a capacidade física de quem o consome em quantidades moderadas.

- Mito: Não há embasamento científico na idéia de que a mistura de chocolate com determinados medicamentos provoca efeitos colaterais.

- Mito: Chocolate causa acne. Na verdade não existem estudos científicos que comprovem que o chocolate seja causador de acne.

Fonte
Cyntia Carla da Silva – Nutricionista, Coordenadora do Setor de Nutrição Preventiva do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo.



3 comentários:

chica disse...

Eu simplesmente o adoooooooro! beijos,chica

Mimirabolante disse...

Retribuindo e desejando :

Receita da Páscoa

Ingredientes:
Perdão, Alegria,Paciência, Perseverança
Vontade De Ser Feliz e Paz !

Modo de fazer:
Misture no recipiente bem lavado da sua alma,
chocolate, mais perdćo e alegria.
Deixe arrefecer um pouco, salpicando perseverança e paciência
e despeje nos dois lados do coração.
Prepare o seu bombom predileto com recheios de paz e vontade de ser feliz.
Reze nessa hora.
Desinforme as duas partes moldadas no coração, coloque dentro os bombons,
embrulhe em papel transparente de amizade, verdejante e brilhante de esperança !
FELIZ PÁSCOA ! FELIZ RENASCIMENTO !
QUE DEUS TE ABENÇOE !
ps:tbm adoro chocolate !!!!!kkkkk

Anne Lieri disse...

Não sabia que não provoca acne!Minha filha quase não come por isso!Muito legal esse artigo!Bjs,

Evite as drogas!

Evite as drogas!
Não fume!!!

Ajude a divulgar: os animais agradecem!

create your own banner at mybannermaker.com!

Clique na imagem e...

Conheça meu blog divulgador!