Seguidores da Pimentinha Brasileira:

terça-feira, 24 de maio de 2011

Crianças e os perigos da internet


Todos os dias chegam à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) do Rio de Janeiro casos de crianças vítimas de crimes na internet. Um deles chocou particularmente os investigadores: o de uma menina de apenas 12 anos que, ao navegar na rede, conheceu uma “amiguinha”, identificada como “Patricinha12”, com quem passou a compartilhar segredos e complexos. Após exibir pela webcam os seios, que considerava pequenos demais, para a suposta companheira virtual – na verdade um pedófilo –, passou a ser chantageada. Na tentativa de se livrar das ameaças, como o envio das imagens captadas para sua rede de amigos, a garota se submeteu a todo tipo de ordem do criminoso, como a de introduzir objetos nos órgãos sexuais. O caso, ainda em fase de apuração, ilustra os riscos a que estão expostas crianças que usam a rede virtual sem orientação ou supervisão dos pais. “O fato de o filho estar em casa não quer dizer que ele está protegido”, lembra a advogada Patricia Peck, idealizadora do Movimento Criança Mais Segura na internet.

As crianças brasileiras são as que mais ficam online, passando em média 18,3 horas conectadas por semana, segundo dados da empresa Norton, que no ano passado fez uma pesquisa com cerca de 7 mil adultos e 2,8 mil crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos, em 14 países. O estudo resultante, o Norton Online Family Report, detectou que 60% dos internautas mirins tiveram experiências negativas, mas somente 45% dos pais perceberam. E deixou claro que é necessário ter interesse em saber o que os filhos andam fazendo no ciberespaço. Mesmo pais analfabites, que não dominam a tecnologia, podem rastrear numa conversa uma ameaça virtual. Dora não contou a ninguém o que estava acontecendo por medo de ser punida. O caso foi descoberto pela pediatra, com quem se abriu. “A criança tem que ter confiança nos pais para pedir ajuda”, destaca a psicóloga Maria Inês Bittencourt, professora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio.

Por Vera Gudim em www.claudia.abril.com.br



2 comentários:

Miguel Eibel disse...

Realmente é grave!!!!
De um lado aproveitadores de outro crianças rebeldes mal criadas!
Jã vi casos de pais terem que vender o pc pois os filhos de 7 à 11 anos não respeitarem os limites dados para a internet!
Creio que neste caso tudo tem que ser revisto com muita atenção!!
Tudo de bom e uma linda semana!!!!

http://migueleibel.blogspot.com

Anne Lieri disse...

Gostei demais desse alerta e já compartilhei porque é um assunto sério que não pode ficar sem punição!Bjs,

Evite as drogas!

Evite as drogas!
Não fume!!!

Ajude a divulgar: os animais agradecem!

create your own banner at mybannermaker.com!

Clique na imagem e...

Conheça meu blog divulgador!