Seguidores da Pimentinha Brasileira:

domingo, 26 de junho de 2011

O MOTORISTA PERDEU O CONTROLE DO VEÍCULO?


A cada ano, mais e mais pessoas se acidentam nas rodovias e estradas brasileiras. Centenas de pessoas morrem e/ou matam inocentes. A cada final de semana, feriados e feriadões, o número aumenta consideravelmente. Até quando?
O que mais se ouve dizer é que "o motorista perdeu o controle do veículo!" Como se perde o controle de um veículo? No meu entendimento, dirigindo em alta velocidade, dirigindo alcoolizado, cansado, sem dormir, ou seja, de forma irresponsável. 


As campanhas não surtem efeitos. São temporárias, não são levadas a sério e não mudam comportamentos, pois o que falta em certos motoristas é a conscientização de que nossos atos acarretam consequências que podem nos prejudicar e, o pior, prejudicar outras pessoas.
Por que as pessoas precisam de tanta velocidade ao guiar? Que autoafirmação é essa? Já ouvi dizer que em relação aos homens é algum problema com os seus órgãos genitais... Não sou eu que estou dizendo! Já vi profissionais especializados como psicólogos e psiquiatras dizendo isso na televisão. 
Outra coisa, por que os carros mais modernos são fabricados para alcançar a velocidade de 200 km/h ou mais, se o limite das nossas rodovias é bem menor? E nem temos estradas em condições para tais velocidades...
Acho que quem adora velocidade alta deve procurar uma pista de autódromo para se divertir ou, quem sabe,     se tiver competência para tal, ser um piloto de corridas. Mas jamais dirigir de forma imprudente pondo em risco o que temos de mais precioso que é a vida, seja a sua ou de outras pessoas.


Isso não quer dizer que devemos sair dirigindo por aí devagarinho, atrapalhando o trânsito e irritando os outros. Como cidadãos, temos a obrigação e o dever de fazermos a coisa certa. Quem disse que fazer a coisa certa é babaquice? E morrer mais cedo ou provocar a morte de alguém é algum sinal de inteligência?
Sou a favor de multas altas para quem desrespeita as leis de trânsito, para quem dirige de forma irresponsável  
e para quem provoca acidentes por imprudência. Mas no Brasil... com tantas leis que não são cumpridas, com tanta impunidade e com tantas brechas nas leis, fica muito difícil.
"Você sabe com quem está falando?" Típica pergunta de seres culpados, sem argumentos e que se julgam superiores aos outros, mas que na realidade são uns babacas irresponsáveis e problemáticos.
Seu automóvel pode levar você e a sua família a lugares lindos e maravilhosos ou levar, mas não trazer nunca mais. Depende de você!




2 comentários:

Miriam de Sales disse...

Soninha,acho q/ o excesso de velocidade é o maior problema.Além,claro, da bebida,da incapacidade do condutor(a chamada carteira no balaio) e o sono.
Certo é q/ as mortes no trânsito crescem e a impunidade continua. bjks

Anne Lieri disse...

Soninha,realmente tem motorista que abusa e deveria ter caçada sua carteira!Bjs,

Evite as drogas!

Evite as drogas!
Não fume!!!

Ajude a divulgar: os animais agradecem!

create your own banner at mybannermaker.com!

Clique na imagem e...

Conheça meu blog divulgador!