Seguidores da Pimentinha Brasileira:

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Voto nulo e em branco

Cada cidadão tem o direito de ter a sua opinião. Em relação às eleições, eu penso que o voto deveria ser facultativo. Também me recuso a escolher o candidato "menos pior"*: o que fiz em muitas eleições. Mas não faço mais. Se nenhum me agrada, me reservo o direito de não votar em nenhum, ou seja, digito ZERO nos espaços dos números e confirmo. O voto é meu e eu decido. Não os outros.
Alguns ficam indignados com isso, outros respeitam. Vários concordam. Muitos têm feito o mesmo. Enfim, cada eleitor tem o direito de escolher e ponto.
Uma amiga pesquisou sobre a "diferença entre voto nulo e voto em branco" e me enviou o link:
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/09/290821.shtml
Antes de qualquer decisão, informe-se! A decisão é sua e de mais ninguém. Não permita que façam a sua cabeça. Pense, repense, informe-se sobre os candidatos, não acredite em tudo o que eles dizem ou prometem, vá fundo na "pesquisa" do histórico do seu candidato, indague, pergunte, solicite que soluções ele poderá trazer etc.
Quando anulo meu voto, não é por que não quero exercer meu dever de cidadão. Apenas não gostei de nenhum candidato, ou não achei nenhum que o merecesse. Quem disse que sou obrigada a escolher, se não gostar de nenhum ou não acreditar em nenhum?
No texto do link acima, você encontra a diferença entre o voto em branco e o voto nulo. Eles não significam a mesma coisa apesar de que alguns insistirem em dizer que sim. Segundo o texto, os votos em branco são acrescentados ao candidato de maior votação no último turno e o voto nulo é uma forma de protesto por insatisfação.
Afinal, vivemos ou não numa democracia?
*Erro proposital


2 comentários:

Anne Lieri disse...

Soninha,há muitos anos que exerço meu direito de anular meu voto se não gosto de nenhum candidadto,ou simplesmente votar na sigla de um partido para deputados.Creio que voto util,se torna inutil,pois tb já fiz muito isso e não deu certo!bjs,

Marineide Dan Ribeiro disse...

Concordo com você...eu tenho todo o direito de anular. Aqui na minha cidade, este ano, vou anular pra prefeito e vereadores...fecha a conta e passa a régua!!!

Beijão

Evite as drogas!

Evite as drogas!
Não fume!!!

Ajude a divulgar: os animais agradecem!

create your own banner at mybannermaker.com!

Clique na imagem e...

Conheça meu blog divulgador!