Seguidores da Pimentinha Brasileira:

sábado, 17 de julho de 2010

Como você lida com o ciúme?

Sentir um pouco de ciúme é normal – e considerado até saudável – para o relacionamento. Mas, ao passar um pouco do limite, o sentimento pode se transformar em uma doença e acabar com o melhor dos namoros.

Uma pessoa é mais ou menos ciumenta devido a uma combinação de fatores, entre eles a predisposição genética, que reside na maior ou menor produção de neuro-hormônios chamados catecolaminas, e aspectos psíquicos como a criação que recebemos ou traumas do passado.

O psiquiatra e psicanalista Eduardo Ferreira-Santos, professor de psicologia clínica da PUC-SP e autor do livro Ciúme, o “Medo da Perda” (editora Claridade), conta que a menor produção de catecolaminas faz com que algumas pessoas tenham personalidades mais frágeis e, por isso, sejam mais propensas aos tormentos do coração e da alma.

Enquanto a ciência não encontra um antídoto para o ciúme, o jeito é aprender a se controlar.

Para Ferreira-Santos, o problema pode ser resolvido se o ciumento se dispuser a buscar (e combater) suas causas, seja com terapia ou mesmo sozinho.

Baixa auto-estima e insegurança são características que desencadeiam o ciúme. Para começar a enfrentá-lo, é preciso assumir-se. Muita gente desconfia do amado, se tortura, mas não assume nem para si “Sim, sou ciumento”.

Veja cinco dicas para começar a combater o ciúme:
1. Avalie a sua relação. O cara é um fofo e não te dá motivos para ataques? Então por que raios você vive tendo um?

2. Reflita antes de surtar. Se seu parceiro sai com você toda sexta, mas em uma delas diz que tem um compromisso de trabalho, não fique imaginando coisas. Você pode irritá-lo com acusações descabidas.

3. Algo a atormenta? Não faça uma cena. Chame o namorado para conversar. O diálogo pode esclarecer o mal-entendido ou as fantasias.

4. Ocupe seu tempo e sua mente. Em vez de ficar de bobeira, fuçando o Orkut dele, vá se cuidar. Afinal, ele poderia ter escolhido qualquer uma, mas você foi a eleita. Então trate de se manter bonita, bem informada e com histórias para contar.

5. Permita que ele sinta saudade de você. Isso não vai acontecer se vocês ficarem o tempo todo grudados. Ninguém gosta de viver em uma prisão!
E você, como lida com o ciúme?

7 comentários:

Guará Matos disse...

O grande barato é transformar o ciúme em fantasia (ou realidade). Tentar o parceiro e ser tentada.
Imaginar coisas que dão uma onda fantática!
Bjs.

Emilene Lopes disse...

Adorei as dicas, mas acho que falta é ciúmes em mim...rs
Bjs Sônia
Mila Lopes

Miguel Eibel disse...

Boa tarde!!!!
Eu tenho cíumes sim e procuro lidar da melhor maneira possível com isso e a sinceridade esta me ajudando muito!!!
Tudo de bom e um lindo final de semana !!!

http://migueleibel.blogspot.com

Rosa Carioca disse...

Já lidei pior, era insegura...

Anônimo disse...

Ciume numa relação é normal a meu ver,mas um ciumezinho básico!Se for exagerado já fica chato e atrapalha a relação!Ótimo texto!Bjs,

Cadinho RoCo disse...

No mais das vezes relacionam o ciúme ao amor, o que não é bem assim. Por isso e que penso ser pelo amor que se inibe o ciúme.
Cadinho RoCo

Nise disse...

Ciúme é um tema bem quente..rsrsrs.A única vez que senti ciúme de alguém , mandei a pessoa ir passear. Muitas vezes tem pessoas que causam ciúme de propósito, pra testar a pessoa, pra vê se a passeoa gosta, de se sentir desejado, e no meu caso foi por isso. Eu não tenho paciência para essas coisas naum...

Evite as drogas!

Evite as drogas!
Não fume!!!

Ajude a divulgar: os animais agradecem!

create your own banner at mybannermaker.com!

Clique na imagem e...

Conheça meu blog divulgador!