Seguidores da Pimentinha Brasileira:

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O futuro do PT


Lucia Hippólito

O PT nasceu de cesariana, há 29 anos. O pai foi o movimento sindical, e a mãe, a Igreja Católica, através das Comunidades Eclesiais de Base.
Os orgulhosos padrinhos foram, primeiro, o general Golbery do Couto e Silva, que viu dar certo seu projeto de dividir a oposição brasileira.

Da árvore frondosa do MDB nasceram o PMDB, o PDT, o PTB e o PT... Foi um dos únicos projetos bem-sucedidos do desastrado estrategista que foi o general Golbery.

Outros orgulhosos padrinhos foram os intelectuais, basicamente paulistas e cariocas, felizes de poder participar do crescimento e um partido puro, nascido na mais nobre das classes
sociais, segundo eles: o proletariado.

O PT cresceu como criança mimada, manhosa, voluntariosa e birrenta. Não gostava do capitalismo, preferia o socialismo. Era revolucionário. Dizia que não queria chegar ao poder, mas denunciar os erros das elites brasileiras.

O PT lançava e elegia candidatos, mas não "dançava conforme a música". Não fazia acordos, não participava de coalizões, não gostava de alianças. Era uma gente pura, ética, que não se misturava com picaretas.

O PT entrou na juventude como muitos outros jovens: mimado, chato e brigando com o
mundo adulto.

Mas nos estados, o partido começava a ganhar prefeituras e governos, fruto de alianças, conversas e conchavos. E assim os petistas passaram a se relacionar com empresários,
empreiteiros, banqueiros.

Tudo muito chique, conforme o figurino.

E em 2002 o PT ingressou finalmente na maioridade. Ganhou a presidência da República. Para isso, teve que se livrar de antigos companheiros, amizades problemáticas. Teve que abrir mão de convicções, amigos de fé, irmãos camaradas.

A primeira desilusão se deu entre intelectuais. Gente da mais alta estirpe, como Francisco de Oliveira, Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho se afastou do partido, seguida de um
grupo liderado por Plinio de Arruda Sampaio Junior.

Em seguida, foi a vez da esquerda. A expulsão de Heloisa Helena em 2004 levou junto Luciana Genro e Chico Alencar, entre outros, que fundaram o PSOL.

Os militantes ligados a Igreja Católica também começaram a se afastar, primeiro aqueles ligados ao deputado Chico Alencar, em seguida, Frei Betto.

E agora, bem mais recentemente, o senador Flávio Arns, de fortíssimas ligações familiares
com a Igreja Católica.

Os ambientalistas, por sua vez, começam a se retirar a partir do desligamento da senadora Marina Silva do partido.

Afinal, quem do grupo fundador ficará no PT? Os sindicalistas.

Por isso é que se diz que o PT está cada vez mais parecido com o velho PTB de antes de 64.

Controlado pelos pelegos, todos aboletados nos ministérios, nas diretorias e nos conselhos das estatais, sempre nas proximidades do presidente da República.

Recebendo polpudos salários, mantendo relações delicadas com o empresariado. Cavando benefícios para os seus.
Aliando-se ao coronelismo mais arcaico, o novo PT não vai desaparecer, porque está fortemente enraizado na administração pública dos estados e municípios. Além do governo federal, naturalmente.
É o triunfo da pelegada.
*********************
Quem é Lucia Hippolito?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Lucia Hippolito(29 de Junho de 1950) é uma cientista política e jornalista brasileira, especialista em eleições, partidos políticos e Estado brasileiro.

É comentarista política da rádio CBN desde 2002. Faz comentários, também, para a UOLNews e para a Globonews.

Colaboradora de vários jornais e revistas, debatedora dos programas Sem Censura (TVE/Rede Brasil) e Debates Populares (Rádio Globo AM-Rio), é também autora de vários livros sobre política, dentre os quais PSD de raposas e reformistas, publicado pela Editora Paz e Terra e premiado como melhor obra de ciência política pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS); Política. Quem faz, quem manda, quem obedece, escrito em co-autoria com João Ubaldo Ribeiro, publicado pela Editora Nova Fronteira; e Por dentro do governo Lula. Anotações num diário de bordo, publicado pela Editora Futura[1].

Lucia participa, ao lado de Lilian Witte Fibe, Cristiana Lôbo e Ana Maria Tahan, do debate semanal As Meninas do Jô, exibido no Programa do Jô, às quartas-feiras.
*************************************
Declaração da Administradora deste blog:
Nunca fui petista de "carteirinha", mas votei muitas vezes em candidatos do PT. Só me decepcionei ao acompanhar o desempenho dos eleitos. O PT sempre teve um discurso enquanto oposição. Na situação, os valores se perderam pelo caminho até chegar ao posto mais alto: a Presidência da República. Não posso compactuar com quem tem um discurso tão diferente da prática. Lamento que ainda haja pessoas que não queiram enxergar isso.

6 comentários:

Andreza disse...

Passando pra desejar MARAVILHOSO fds,com bjks doce no ♥.

Miguel Eibel disse...

Bom dia!
Ótimo texto!
Parabéns!
Eu nunca gostei do PT pois não consigo admitir ter estudado tanto para ocupar um cargo bom em uma grande empresa e sempre querer subir mais e ser governado por um anaufabeto!
E não me recordo do PT ter tido outro candidato!
Tudo de bom e um super final de semana!

http://migueleibel.blogspot.com

Guará Matos disse...

O que será, que será que andam suspirando pelas alcovas... (Chico Buarque).

Bjs.

Anônimo disse...

Infelizmente basta um partido ganhar a eleição para o poder subir á cabeça!Gostei do seu texto!Bjs,

Penélope disse...

Pimentinha, lindona...
tenho me recusado a falar em política.
Beijinhos de bom fim de semana, desta tua dinda desnaturada, rsrsrsrs

Rosana disse...

PT --> "PARA TOLOS", pessoas que permitem serem enganadas, exploradas e principalmente aproveitadas por um partido que "faz de conta" estar ao lado do povo, um partido com um presidente que apoia Hugo Chavez, pode esperar o que? Nada de bom, me perdoem. Beijos amiga linda, ótima semana a vc.


Rosana

Evite as drogas!

Evite as drogas!
Não fume!!!

Ajude a divulgar: os animais agradecem!

create your own banner at mybannermaker.com!

Clique na imagem e...

Conheça meu blog divulgador!