Seguidores da Pimentinha Brasileira:

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Rir ou chorar?


Por Flávio Tavares, jornalista e escritor - Zero Hora, 12/09/2010

Todos os olhares convergem para a eleição, mas o grande tema desapareceu dos discursos dos candidatos. Um pesado silêncio paira sobre a corrupção na administração pública e na política, embora qualquer pessoa saiba o que seja propina, suborno ou outro nome que se dê à rapina.

A propaganda transforma a eleição em ilusionismo, como se voto fosse maquiagem para retocar a feiura. Nunca, na história do país, houve tanta corrupção como agora, mas não se fala nisso. Os corruptos perderam o pudor mas o povo os aceita, como se o destino inexorável da política (e da eleição) fosse o roubo encoberto pelo poder.

Agora, só se fala em “popularidade”. Inventaram até índices para mostrar, por exemplo, que o presidente da República cresce, diminui ou estagna em “ser popular”. Assim, a política vira jogo de aparências e os “líderes” só se preocupam com a própria imagem refletida no espelho da propaganda, quase sempre uma fantasia ou invenção. A realidade profunda não vale. Só a aparência.

Ser “popular” nada define. Bush, o paspalhão que levou os Estados Unidos ao desastre, foi o mais popular do seu país após os atentados de 11 de setembro de 2001. Reeleito com folga, fez o que quis no segundo mandato. O povo só percebeu o engano quando a crise varreu a economia em 2008! Na Venezuela, Hugo Chávez cada vez é mais coronel e menos presidente, mas não perde eleição.

Hitler era “o mais popular” da Alemanha ao criar os campos de extermínio. Continuou popular até mesmo na penúria da fome nos anos finais da guerra que engendrou. Na Rússia, Stalin continuou “o paizinho” de todos em pleno terror dos “gu- lags”. Aqui ao lado, na Argentina, em 1982, o povo aplaudia nas ruas o general e ditador Galtieri ao invadir as Ilhas Malvinas. Só viram a realidade após a derrota humilhante frente à Inglaterra.

Presenciei na Argentina os anos de euforia de Carlos Menem, eleito presidente em 1989 e reeleito num vendaval de votos que crescia em meio à corrupção desenfreada no governo. Só quando o país faliu (literalmente faliu) em 2001, o povo ligou o desastre aos ladrões “menemistas”.

Pulhas, velhacos e patifes apresentam-se em público com linguajar de honestos: ocultam o passado e prometem o futuro. Insistem tanto na mentira, que o eleitor assimila o engodo e vive-se, então, a ideia que Goebbels transmitiu a Hitler no início do nazismo: “Uma mentira repetida mil vezes vira verdade absoluta”.

Nesse quadro, o honesto que fez da retidão uma regra de vida sem o estardalhaço do embuste passa a plano inferior.

No tropel de candidatos sem passado (ou com passado inventado), os “populares” levam vantagem.

No Rio, Romário e Bebeto são candidatos a deputado. Com os pés, nos alegraram no Mundial de 1996, mas com a bola irão legislar? Em São Paulo, Netinho, cantor de pagode e condutor de vulgares programas de TV, é candidato a senador pelo PC do B, com apoio do PT. E o palhaço Tiririca será deputado. Seu lema (“vote em Tiririca que pior que está não fica”) pode fazê-lo “o mais votado”.

Lembram-se dos US$ 300 milhões que, tempos atrás, “apareceram” na conta de Paulo Maluf no Exterior? Ele foi denunciado por isso na França, mas o processo feneceu porque o Brasil “esqueceu-se” de responder às indagações da Justiça francesa. Agora, como em 2006, Maluf pode ser “campeão de votos” e só Tiririca o ameaça.

A diferença entre um e outro é que Tiririca nos faz rir e Maluf nos faz chorar.

6 comentários:

Guará Matos disse...

O povo deste país só saberá as merdas que faz com o voto, quando isso tudo se espatifar. Pois, com tanta corrupção, acordos espúrios e safadeza, só não quebra se realmente Deus for brasileiro. Mas mesmo assim, acredito que ele já esta de saco cheio!

Anônimo disse...

Car@: Surigo leitura do artigo "O rancor e o ressentimento da direita", por Paulo Muzell. Acesse-o aqui http://rsurgente.opsblog.org/2010/09/13/o-rancor-e-o-ressentimento-da-direita/

JPM disse...

Olá,

Se hoje se rouba mais que ontem, na verdade ninguém sabe. Há gente que jura que durante a ditadura não havia corrupção, todavia, algumas das grandes fortunas brasileiras foram constituídas nesse período.

Quando foi para privatizar as estatais o que mais ouvíamos era que o Brasil precisava de dinheiro novo para gerar empregos, investir na saúde, educação, segurança,... e isto só era possível vendendo as estatais.

Ok! Todas as lucrativas foram "vendidas". Dinheiro novo, quase nada. Tudo financiado pelo BNDES. Muitos não pagaram, como as distribuidoras de energias elétrica, e como ameaçaram que faltaria luz, ganharam mais 12 bilhões de dólares no 1º ano do 1º mandato do Lula. Outros estão sendo cobrados judicialmente p BNDES, como o homem mais rico... que só chegou nesta condição depois que ganhou uma senhora estatal no governo FHC.

Independentemente do quantum este ou aquele governo rouba, todos devem obediência ao Grande Poder Econômico.

Assim, penso que é correto para quem deseja votar em alguém que investigue o passado do seu escolhido, todavia, é muito mais necessário e útil, investigar quem patrocina o político e sua campanha, já que no cerne de toda a corrupção está um empresário privado, está quem patrocina as campanhas eleitorais. Este quer o seu de volta. Aí está a corrupção!

Saúde e felicidade.
JPMetz

Anne Lieri disse...

Soninha,triste a história política desse país.Não temos opção de voto,os honestos não se candidatam.E tenho certeza que Tiririca,Mulher Pera serão os mais votados!Bjs,

Mimirabolante disse...

Chorar é pouco !!!!!

Marineide Dan Ribeiro disse...

É o pior disto tudo é mesmo o povo mais letrado que vota no PT, fica imune à corrupção. É como se os os meios justificasse os fins. Alienados, abestalhados, comprados e irresponsáveis. Mas não perdem por esperar...Ri melhor quem ri por último. Na minha faculdade, por volta de 2004 eu fui a UNICA a NÂO votar no "pulha", agora estão todos CALADOS. Pelo menos na minha classe vai dar MUITO voto nulo...Não pensa que esses vermelhos idiotas estão com essa bola toda. Existe MANIPULAÇÃO de resultados de pesquisas...
Amiga, parabéns pela sua luta, e não desanime NUNCA!!!!
bjusss

Evite as drogas!

Evite as drogas!
Não fume!!!

Ajude a divulgar: os animais agradecem!

create your own banner at mybannermaker.com!

Clique na imagem e...

Conheça meu blog divulgador!