Seguidores da Pimentinha Brasileira:

terça-feira, 5 de agosto de 2014

SINCERIDADE OU GROSSERIA?



 Algumas verdades não precisam ser ditas. Precisamos avaliar se o que se vai dizer acrescentará algo à vida de alguém.
 É preciso muito cuidado, pois sinceridade "demais" vira grosseria. Há uma linha tênue entre as duas. Não dá para sair por aí falando tudo o que se pensa e justificando como sinceridade. As pessoas não estão preparadas para tanta sinceridade ou não estão interessadas em saber exatamente tudo o que os outros pensam. Cautela  não faz mal a ninguém. Até por que quem disse que a pessoa "sincera" está certa?! É apenas uma opinião que talvez seja melhor ficar guardada.
 Grosseria disfarçada de sinceridade magoa sem necessidade. Rimou na frase, mas não rima com respeito. Melhor então pensar antes de falar. Assim corremos menos risco de magoar alguém.
 O contrário disso, na minha opinião, é a pessoa "vaselina". Sempre escolhe as palavras para bajular os outros, para ficar bem com todos, mas muitas vezes por trás solta a língua e fala mal até cansar. Vive elogiando, concordando, não diz o que realmente acha ou pensa  para ficar numa boa com todo mundo. E a vaselina escorrendo... Possui várias caras, posturas e poses: depende do espectador. Perigoooooosa!
 O mais difícil é conseguir ser feliz e fazer os outros felizes sendo verdadeiro, mas não grosseiro; gentil, mas não "vaselina" ou puxa-saco; educado, mas não cansativo e chato; corajoso, mas não agressivo; com amor-próprio, mas sem arrogância. Sem medo de ser o que é.
 Mas quem disse que a vida é fácil? Aprende-se todos os dias com os outros e com nossos erros e acertos. Ou não, pois nem todo mundo é bom aluno! kkk
 Já dizia Confúcio: "A honestidade, sem as regras do decoro, transforma-se em grosseria." E eu? Sempre tentando ser uma pessoa melhor, mas nem sempre conseguindo. Uma luta diária!!!






4 comentários:

✿ chica disse...

Sinceridade é sempre bom, mas temos que ter educação e respeito.Moderação,né? Senão pode virar grossura!! bjs, chica

Tais Luso disse...

Sonia, tenho uma crônica em que falo da tal sinceridade, também. E pergunto como você perguntou: quem pediu tanta sinceridade?
Tem pessoas que quando se pede uma opinião a primeira coisa que dizem é essa: olha, vou ser sincera com você... Mas a gente pede uma opinião, apenas, e não um 'tratado' sobre sinceridade!

Ótima sua crônica.
Beijão!

Sonhadora (RosaMaria) disse...

Minha querida Soninha

Eu gosto da sinceridade, é uma regra de bem viver a vida.
Quero agradecer a vista carinhosa e deixar o meu beijinho com carinho.

Sonhadora

Miguel Eibel disse...

Creio que os homens são muito mais sinceros do que as mulheres, creio que é pelo senso de humor fanfarrão masculino!

Evite as drogas!

Evite as drogas!
Não fume!!!

Ajude a divulgar: os animais agradecem!

create your own banner at mybannermaker.com!

Clique na imagem e...

Conheça meu blog divulgador!