Seguidores da Pimentinha Brasileira:

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Campanha em rede nacional

Posted by Picasa



Se o presidente da República não respeita a lei que regula a propaganda eleitoral, o que se pode esperar dos partidos e candidatos em geral? Lula deu péssimo exemplo ao fazer propaganda escancarada para a candidata Dilma Rousseff no programa do PT que foi ao ar na quinta-feira à noite. Foram 10 minutos de exaltação à figura da candidata, na voz de um narrador, da própria Dilma e de Lula, que chegou a compará-la ao líder sul-africano Nelson Mandela.

Destinados à divulgação dos partidos, os programas em cadeia de rádio e TV se transformam em ano eleitoral numa vitrina para os que disputarão os principais cargos em outubro. Mesmo sabendo que estão sujeitos a punições pela Justiça Eleitoral, os partidos pagam para ver. O valor da multa é baixo em comparação com o resultado da exposição em horário nobre e a pena de cassação do espaço no semestre seguinte não assusta. Quem precisa divulgar suas ideias em anos ímpares, que não têm eleição?

Todos os partidos que já usaram o programa de 10 minutos e as 40 inserções de 30 segundos neste ano escalaram como protagonistas os candidatos a presidente, governador, senador e deputado. No Estado, o PP badalou Ana Amélia Lemos, o PMDB jogou luz em José Fogaça, o PT explorou a imagem de Tarso Genro e Beto Albuquerque ocupou todo o espaço do PSB. Na terça-feira, entram no ar as inserções do PTB, com pelo menos um terço do espaço reservado ao candidato Luis Augusto Lara.

A diferença é que Lula carrega com ele o peso da autoridade de presidente e o programa do PT foi mais explícito do que os outros. Ao fazer comparações entre os resultados dos governos Lula e Fernando Henrique Cardoso – vinculando a cada um os nomes de Dilma e Serra –, o PT aplicou o carimbo eleitoral em seu programa. Os adversários chiaram, mas ainda não formalizaram a denúncia.

Em dezembro, José Serra e Aécio Neves foram os protagonistas do programa do PSDB. No dia 17 de junho, os tucanos têm direito a mais 10 minutos. Alguma dúvida de que Serra será a estrela?

Fonte:

Jornal Zero Hora de 15/05/2010 - página 10 - Texto de Rosane de Oliveira

10 comentários:

Miguel Eibel disse...

Bom dia!
Eu nem vi quando dei por mim que era o Lula que estava falando desliguei a tv pois estava jantando e não queria ter indigestão!
Tudo de bom !
Uma linda e produtiva semana!

http://migueleibel.blogspot.com

Anônimo disse...

Soninha,só de pensar que o horário político está chegando já me arrepia!Prefiro ler jornal para escolher meu candidato.Na hora da política,aproveito pra fazer outra coisa ou mudar para a TV paga.Para mim não há diferença entre nenhum deles.Muito legal sua denuncia,porque o que o Lula criticava agora faz igualzinho!Bjs,

legalmente loira... disse...

amiga,
volto para ler o texto.
vim desejar uma linda semana.
bjos.

Wanderley Elian Lima disse...

E isso ainda nem começou a propaganda política, imagina quando começar. Vai ser uma baixaria só.
Bjs

Rosana disse...

A minha linda, desde quando nós temos um "Presidente da República"? Temos um fantoche, amiga, postei um meme e ofereci a vc, se quiser, traga-o para seu cantinho, beijos em seu coração!

Rosana Morena!

Juci Barros disse...

O frustrante é que s que mais deveriam chiar(a população) não mostram interesse.

Lá no blog lançei uma proposta literária, conto com a sua participação.
Beijos.

Unknown disse...

Olá amiga

Obrigada pela visita.Passei para lhe desejar boa noite.

Bjo

Unknown disse...

Olá Sonia

Obrigada por seu carinho, mas vc é que é uma pessoa muito especial e do bem. Tenha uma ótima noite.

Bjo

Guará Matos disse...

PAra alguns tudo pode!
Para outros...
Me lembrei de um exuberante palavrão.
Bjs.

Penélope disse...

Isso aqui pega fogo mesmo!!!!
Que fôlego, amiga!!!!
Beijinhos

Evite as drogas!

Evite as drogas!
Não fume!!!

Ajude a divulgar: os animais agradecem!

create your own banner at mybannermaker.com!

Clique na imagem e...

Conheça meu blog divulgador!