Se o presidente da República não respeita a lei que regula a propaganda eleitoral, o que se pode esperar dos partidos e candidatos em geral? Lula deu péssimo exemplo ao fazer propaganda escancarada para a candidata Dilma Rousseff no programa do PT que foi ao ar na quinta-feira à noite. Foram 10 minutos de exaltação à figura da candidata, na voz de um narrador, da própria Dilma e de Lula, que chegou a compará-la ao líder sul-africano Nelson Mandela.
Destinados à divulgação dos partidos, os programas em cadeia de rádio e TV se transformam em ano eleitoral numa vitrina para os que disputarão os principais cargos em outubro. Mesmo sabendo que estão sujeitos a punições pela Justiça Eleitoral, os partidos pagam para ver. O valor da multa é baixo em comparação com o resultado da exposição em horário nobre e a pena de cassação do espaço no semestre seguinte não assusta. Quem precisa divulgar suas ideias em anos ímpares, que não têm eleição?
Todos os partidos que já usaram o programa de 10 minutos e as 40 inserções de 30 segundos neste ano escalaram como protagonistas os candidatos a presidente, governador, senador e deputado. No Estado, o PP badalou Ana Amélia Lemos, o PMDB jogou luz em José Fogaça, o PT explorou a imagem de Tarso Genro e Beto Albuquerque ocupou todo o espaço do PSB. Na terça-feira, entram no ar as inserções do PTB, com pelo menos um terço do espaço reservado ao candidato Luis Augusto Lara.
A diferença é que Lula carrega com ele o peso da autoridade de presidente e o programa do PT foi mais explícito do que os outros. Ao fazer comparações entre os resultados dos governos Lula e Fernando Henrique Cardoso – vinculando a cada um os nomes de Dilma e Serra –, o PT aplicou o carimbo eleitoral em seu programa. Os adversários chiaram, mas ainda não formalizaram a denúncia.
Em dezembro, José Serra e Aécio Neves foram os protagonistas do programa do PSDB. No dia 17 de junho, os tucanos têm direito a mais 10 minutos. Alguma dúvida de que Serra será a estrela?
Fonte:
Jornal Zero Hora de 15/05/2010 - página 10 - Texto de Rosane de Oliveira
10 comentários:
Bom dia!
Eu nem vi quando dei por mim que era o Lula que estava falando desliguei a tv pois estava jantando e não queria ter indigestão!
Tudo de bom !
Uma linda e produtiva semana!
http://migueleibel.blogspot.com
Soninha,só de pensar que o horário político está chegando já me arrepia!Prefiro ler jornal para escolher meu candidato.Na hora da política,aproveito pra fazer outra coisa ou mudar para a TV paga.Para mim não há diferença entre nenhum deles.Muito legal sua denuncia,porque o que o Lula criticava agora faz igualzinho!Bjs,
amiga,
volto para ler o texto.
vim desejar uma linda semana.
bjos.
E isso ainda nem começou a propaganda política, imagina quando começar. Vai ser uma baixaria só.
Bjs
A minha linda, desde quando nós temos um "Presidente da República"? Temos um fantoche, amiga, postei um meme e ofereci a vc, se quiser, traga-o para seu cantinho, beijos em seu coração!
Rosana Morena!
O frustrante é que s que mais deveriam chiar(a população) não mostram interesse.
Lá no blog lançei uma proposta literária, conto com a sua participação.
Beijos.
Olá amiga
Obrigada pela visita.Passei para lhe desejar boa noite.
Bjo
Olá Sonia
Obrigada por seu carinho, mas vc é que é uma pessoa muito especial e do bem. Tenha uma ótima noite.
Bjo
PAra alguns tudo pode!
Para outros...
Me lembrei de um exuberante palavrão.
Bjs.
Isso aqui pega fogo mesmo!!!!
Que fôlego, amiga!!!!
Beijinhos
Postar um comentário