Seguidores da Pimentinha Brasileira:

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Gordos X Magros

Posted by Picasa
Que o ser humano é cruel por natureza, não é nenhuma novidade. Desde bebês, se não tivermos uma educação com limites, mostramos o nosso lado cruel: com nossos pais, irmãos e irmãs, amiguinhos. Mais tarde, na escolinha, no grupo de amigos ou colegas e, se não tiver sido dado limites pelos nossos pais, durante toda a vida adulta.
Somos críticos, irônicos, debochados, exigentes, sem paciência, sem tolerância... com os outros! Mas queremos ser respeitados, bem-tratados, acarinhados, pois, afinal, nós "merecemos"! E os outros, não?
Os gordinhos, fora do peso, acima do peso, obesos, entre outras denominações(que me nego a citar aqui) são um belo alvo de críticas. Os gordos são sempre um ponto de referência numa sala cheia. Quando queremos descrever alguém, começamos sempre por... "É um gordinho etc etc."
É óbvio que todos nós sabemos que o excesso de peso é prejudicial à saúde. Mas não podemos tratar todas as pessoas que estão acima do peso como relaxados, feios, não atraentes ou não merecedores do nosso respeito. A questão da saúde é uma coisa: o desrespeito com os obesos é outra!
Deveria existir um espelho especial. Não só para vermos o nosso reflexo exterior. Um espelho que nos mostrasse a alma, o nosso caráter, nossas atitudes, nossas reações perante à vida e perante os outros em determinadas situações. Ficaríamos muito envergonhados por tanta arrogância, desprezo e despreparo para convivermos em sociedade. E isso não tem nada a ver com "errar é humano". Aprender também é e quantos realmente querem se aperfeiçoar como pessoas??? Quantos estão dispostos a serem pessoas melhores de se conviver???
Enfim, ser gordo ou obeso não é saudável, mas isso não dá o direito a ninguém de lhes faltar com o respeito. São pessoas com os mesmos sentimentos que os "magros" em gordura e, tantas vezes, obesos na ignorância.
POSTADO POR Pimentinha Brasileira

6 comentários:

Anônimo disse...

"Nossos pensamentos são as sombras de nossos sentimentos - se ..."
( Friedrich Nietzsche )
Beijokas amada.

Ingrid Louise disse...

Olá, obrigada pela visita no Blog Animal Virtual.
Adorei o seu blog, estou te seguindo!
Att.
Ingrid Louise
animalvirtual.blogspot.com

chica disse...

Maravilhosa reflexão,bem acertada!beijos,tudo de bom e sabia que era tu,atrás dessa pimentinha,rsrsr...chica

Wanderley Elian Lima disse...

Infelizmente o problema não se limita a isso. Vivemos em sua sociedade capitalista excludente, aquele que não corresponde aos padrões determinados pelo mercado de consumo não marginalizados: gordos, negros, pobres, feios, portadores de necessidades especiais, etc, etc, etc. Enfim, o ser humano está precisando urgentemente de passar por um processo de reciclagem de sua alma.
Beijos

Tais Luso de Carvalho disse...

Mas bah, Pimentinha... estou com um texto pronto sobre este assunto!! Trato de uma maneira um pouco diferente (ainda bem, rsrs) caso contrário irias dizer que te copiei! rsrs.

Abordaste de uma maneira humana, maravilhosa. Este preconceito com os gordinhos é uma safadeza, afinal são frutos de uma sociedade que empurra a gordura, a fritura, o doce e depois exige a malhada, a siliconada, a gata! E o deboche? Esse é a maldade personificada. Nem todos tem a mesma força para resolver seus problemas, daí uma ajuda se faz necessário.

Adorei, beijos.
Tais Luso

Rosa Carioca disse...

Gostei, muito bem escrito.

Evite as drogas!

Evite as drogas!
Não fume!!!

Ajude a divulgar: os animais agradecem!

create your own banner at mybannermaker.com!

Clique na imagem e...

Conheça meu blog divulgador!